A infraestrutura de rede e cabeamento estruturado é um sistema de interconexão que permite a troca de informações entre dispositivos, como computadores, placas de rede, impressoras, telefones IP, além de outros. Nesse processo, o cabeamento estruturado torna-se fundamental para a garantia da qualidade dos serviços de rede, assim como de outras tecnologias que compõem a estrutura de telecomunicações.
O que é a Infraestrutura de Rede e Cabeamento Estruturado?
A infraestrutura de rede e cabeamento estruturado é um conjunto de itens e serviços tecnológicos que podem ser usados para conectar computadores, servidores, impressoras, telefones IP, outros equipamentos de rede e outras tecnologias de telecomunicação. Uma das principais vantagens desse tipo de infraestrutura é a possibilidade de conexões rápidas e seguras entre os dispositivos.
Como funciona o cabeamento estruturado?
O cabeamento estruturado é baseado em um sistema de cabos que conecta dispositivos e equipamentos de rede. Esse sistema usa geralmente cabos de par trançado, fibra óptica ou cabo coaxial. Quando as conexões são feitas corretamente, isso permite que os dispositivos possam se comunicar entre si, aumentando a velocidade da rede. Além disso, quando é usado um sistema de cabeamento estruturado, é possível otimizar o tempo e o custo de implantação de redes e outros serviços de telecomunicações.
Vantagens do uso da infraestrutura de rede e cabeamento estruturado
- Mais segurança nos serviços de rede;
- Redução de custos com cabos;
- Flexibilidade para melhorar a conexão de dispositivos;
- Maior facilidade para conectar e distribuir sinais de áudio e vídeo;
- Facilidade para adicionar novos sistemas de comunicação;
- Maior qualidade das conexões.
A infraestrutura de rede e cabeamento estruturado oferece muitas vantagens para as redes e para os usuários. Se você está pensando em fazer a instalação deste tipo de estrutura, conte com a Constru Services, empresa especializada em obras e reformas. Entre em contato para saber mais sobre as soluções para sua rede de telecomunicações.